segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Liberdade, mídia e a internet...

Pois é, liberdade!!! Sentido da vida humana, ser livre é fundamental!!! E hoje quero associar essa liberdade à comunicação.

Bom, tenho lido muito nos últimos dias sobre comunicação e sobre a batalha que está sendo travada para que oconteça a Conferência Nacional de Comunicação, marcada para dezembro deste ano. E nessas leituras tenho refletido muito sobre a importância da internet no que diz respeito ao acesso à informação.

Sempre convivi com a presença do jornal em minha casa. Quando eu era criança meu pai assinava o Estadão e depois de um tempo passou a assinar a Folha. Cresci e esse "costume" do meu pai ajudou muito, pois me fez ter costume de ler jornal.

No entando, já faz alguns anos que venho ficando muito indignada ao ler a Folha, sempre com editoriais e colunistas completamente parciais, blindando governos que represente os interesses do dono do jornal e sempre "batendo" muito em pessoas e projetos que eu concordo. Sempre divulgando parte da notícia, sempre distorcendo informações para garantir a manutenção de interesses de uma minoria. Ficava muito brava, dizia que iria cancelar a assinatura mas sempre voltava atrás, já que precisava saber o que estava acontencendo e o jornal me ajudava.

Mas hoje a realidade é outra. Meu acesso à informação não se dá prioritariamente por jornais (Folha, Estadão). Não deixei de ler esses jornais mas deixei de assinar. E me senti tão bem. Porque hoje entro na internet e tenho acesso a muitas informações, sem distorções ou sem boicotes, porque hoje entro em alguns blogs e me deparo com pessoas sérias que fazem um trabalho de verdade e tem compromisso com a informação.

Recentemente me cadastrei no Twitter, nem sabia muito bem usá-lo, na verdade ainda estou aprendendo. Fiz o cadastro por pura curiosidade. E fiquei impressionada, assim como blogs, o twitter é usado para compartilhar informações, opiniões, sugestões. De forma simples, barata e livre!!!!

Tenho divulgado muito os blogs e sites que julgo serem sérios. Fiz uma lista e vou repassando pra amigos, alunos e familiares. Acho fundamental que cada vez mais pessoas utilizem a internet como facilitador de acesso a uma informação alternativa e comprometida com os interesses do povo e do Brasil.

Ainda sobre esse assunto tenho algumas sugestões:

1. Uma entrevista com o sociólogo Sérgio Amadeu, grande defensor do software livre no Brasil. Publicada na revista forum do mês de julho (http://www.revistaforum.com.br/).

2. O livro do meu grande camarada e jornalista Altamiro Borges (Miro): A Ditadura da Mídia (http://www.anitagaribaldi.com.br/)

3. Um debate promovido pelo portal Vermelho (http://www.vermelho.org.br/): Como enfrentar o PIG -Partido da Imprensa Golpista?
Dia 07 de agosto de 2009 às 19h na Rua Rego Freitas, 192

"O evento terá as presenças dos jornalistas Paulo Henrique Amorim, da TV Record e do blog Conversa Afiada; Laurindo Lalo Leal Filho, ouvidor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); e Altamiro Borges, diretor do Vermelho. No ano da Conferência Nacional de Comunicação, marcada para dezembro, será uma excelente oportunidade para discutir o papel da mídia na atualidade e as formas para democratizar os meios de comunicação no Brasil." retirado do portal Vermelho

Nenhum comentário: