segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CONAE - etapa municipal Sampa

NO último final de semana aconteceu em Sampa a etapa municipal da CONAE (Conferência Nacional da Educação). Foram dois dias de debate sobre os eixos do documento base.

Logo que cheguei no sábado de manhã fiquei impressionada, imaginando os vários municípios do país fazendo essa mesma discussão. Esse processo por si só já é educativo. Pensar a educação, elaborar propostas, debate-las, falar e ouvir opiniões diferentes. Sem dúvida é muito enriquecedor para indivíduo e para sociedade.

Mas como nem tudo são flores notei dois pontos negativos, o tempo pra o debate do plenário foi pouco. As pessoas tem muito a dizer sobre a construção de um sistema ariculado para a educação. Uma maneira de facilitar seria criar sub grupos de debates. E o outro foi a falta de mesas mais representativas. Basicamente as mesas foram compostas por representantes do Simpeem, Prefeitura e um ou outro da APEOESP. Faltou a contribuição do estudantes que estavam lá em massa!!! Inclusive suas entidades representativas (UMES, UPES e UEE).

Mas no geral, valeu muito!!! Agora em 2 e 3 de outubro vai acontecer a etapa estadual. Estarei lá!!!

Nenhum comentário: