sexta-feira, 17 de abril de 2009

América Latina x Neoliberalismo

Ontem participei de um debate excelente promovido pelo portal Vermelho "Os caminhos da esquerda na América Latina". Um dos debatedores, foi o professor Emir Sader. Fiquei muito atenta a sua fala, já que é um grande articulador com as palavras e um excelente estudioso, um intelectual da esquerda brasileira.

Mas uma coisa, em especial, chamou muito minha atenção; as informações por ele passada sobre as articulações políticas entre países da América Latina e o enfrentamento desses ao neoliberalismo. "O país dá o quem tem e recebe o que precisa", foi essa frase que Emir utilizou para caracterizar as relações da Venezuela e Cuba. No caso, Cuba disponibiliza sua excelente saúde pública e a Venezuela o petroléo. Citou outros exemplos dessa parceria, incluindo a Bolivia.

Bom, desse entrosamento latino-americano eu já sabia e venho acompanhando com entusiasmo. O que me surpreende é notar como essas informações não são divulgadas na grande mídia. Seria fundamental uma cobertura decente por parte da mídia brasileira. Assim o povo teria noção do tamanho da sua força.
Pois bem, podem me chamar de ingênua. Mas não é esse o caso, sei que divulgar certas notícias vai contra os interesses da classe dominante e que nossa mídia representa esses interesses.
Mas e o plano B? Precisamos criar mecanismos de socializar essas informações. Infelizmente os espaços alternativos de acesso à informação não são de massa. E debates privilegiados, como o que participei ontem, não conseguem atingir um grande números de pessoas.
A tarefa é criar esses espaços: blogs, e-mails, sites, cartas, bate-papo no trabalho, no boteco, na escola, telepatia, etc. rsrs...
Enfim, fortalecer nossa luta demosntrando na prática que podemos mudar esse sistema e que temos muita força. A palavra é resistir e buscar alternativas!!!!

Um comentário:

Mônica Simioni disse...

É isso aí Val! Temos que fazer a luta de idéias, disputar os corações e mentes que o pensamento único neoliberal engoliu na década passada. Principalmente agora que foi publicado, finalmente, o decreto do presidente Lula convocando a Conferência Nacional de Comunicação. A grande mídia está pressionando para que o conteúdo dos meios não seja debatido. Temos que denunciar essa articulação com veemência e fortalecer a nossa participação.
Um beijo grande e hasta la vitoria siempre camarada!