terça-feira, 14 de abril de 2009

A infância...

É senso comum que é uma das melhores fases de nossa vida. Eu acho que é a melhor!!! É neste momento que aprendemos tudo com muita facilidade e que levaremos pra o resto da vida.
É nessa fase que a energia é sempre 100%, parece que a pilha recarrega automaticamente.
Medos??? Só de bicho papão (e são logo superados, com um simples abraço). Confiança?? Sempre e em tudo que nos dizem. Fantasias, inocência, super-heróis... Nossa, e como se tem heróis nessa fase...
Sabe, percebo isso muitas vezes quando minha filha me olha e parece que sou pra ela mais forte do que a mulher-maravilha. rsrs...
Admiro muito as tradições indígenas, em especial, a atitude de agachar para falar com as crianças, sinal de respeito e igualdade, ficando adultos e crianças na mesma altura.
Pelo nome deste blog já deu pra notar que carrego uma enorme criança em mim. E pretendo levar isso pra sempre.
Digo tudo isso para ressaltar que o respeito à criança passa por uma educação de qualidade, por uma família bem estrutrada, por uma alimentação adequada, pelo direito de brincar, por ter acesso a cultura.
Bom, tenho tido experiências bem tristes, um grande desrespeito com nossas crianças. Que tem uma vida inteira pela frente e lhe é tirado desde cedo direitos. Escolas que mais parecem depósitos de crianças, saúde pública terrível, parques cada vez mais escassos e sem uma estrutura mínima, pais que tem cada vez menos tempo. Me deparando com essa realidade, uma questão martela em minha cabeça: Qual será o futuro de um país que não trata suas crianças com respeito e dignidade?

Um comentário:

Ale disse...

ta bombando, hein ?

600 visitas ?

o loco meu ....

beijos