sábado, 25 de abril de 2009

Educação pública e de qualidade = direito de todos!!!!

Nos últimos dias participei de um seminário promovido pela Fundação Mauricio Grabois, "Os desafios da Construção do Sistema Nacional de Educação". O centro do debate foi o documento-base que vai nortear a Conferência Nacional de Educação, chamada pelo governo federal.

É fundamental ressaltar dois pontos:
1. A vitória que significa a realização dessa Conferência. Um espaço inédito de debates, reflexões, troca de conhecimentos com a participação da União, dos Estados, Municípios e a sociedade civil como organizadores e participantes. Portanto um espaço democrático e que deve ter como resultado a elaboração de um plano, construindo um Sistema Nacional de Educação;
2. O quão tardiamente foi chamada a Conferência Nacional de Educação. Isso pode prejudicar a batalha que será para garantir a implementação do que for deliberado na Conferência.

Buenas, mas o que quero ressaltar aqui é a importância da participação da sociedade nas etapas da Conferência de Educação. Não estou falando de entidades, partidos políticos e ONGs. Entendo que esses setores já estão bastante envolvidos e vão paticipar. Mas acredito ser fundamental o envolvimento de estudantes, professores, funcionários da escola e pais de alunos.

Hoje muitos querem dar um pitaco sobre os problemas que envolvem a educação. Alguns sem nenhuma responsabilidade, sem conhecimento real da situação, querem apenas achar culpados e tratam o assunto de maneira simplista. Como alguns jornalistas ongueiros, por exemplo. Precisamos elevar o debate, e garantir uma intensa participação da população. Pessoas que veem na escola pública a única esperança de acesso ao conhecimento e que sofrem na pele a falta de investimento e a educação de péssima qualidade.

A educação é estratégica, não tenho dúvidas que setores conservadores e empresários participarão da conferência querendo impor e aprovar uma concepção de educação que serve para a manuntenção desse sistema e dessa sociedade cruel e desigual. Onde poucos concentram uma enorme renda enquanto muitos apenas sobrevivem sem condições mínimas.
Precisamos garantir que a educação seja um instrumento para construção de uma nova sociedade e um novo indivíduo, para a transformação social e não para a manutenção das desigualdades.

Não podemos esperar que essas mudanças acontecerão sem intensas batalhas, sem pressão da sociedade. Precisamos organizar de fato a sociedade para conquistarmos avanços significativos na questão educacional de nosso país. É urgente e precisamos utilizar o espaço da Confêrencia Nacional de Educação para garantir as mudanças necessárias, aproveitemos!!!!

Ah, só para constar, o governo do Estado de São Paulo está sinalizando que não vai participar da conferência. O que, na minha opinião, cristaliza ainda mais o seu caráter antidemocrático. Lamentável...

Nenhum comentário: