segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Olhares e perspectivas!!!

Uma situação que ocorreu hoje me fez pensar em como o olhar está carregado de sentimentos, de subjetividade. Quem olha tem seus sentimentos, seus objetivos, suas crenças, seus valores. E tudo isso constroe o que estamos vendo, as perspectivas.

Hoje na escola a equipe do programa Salto para o futuro, TV Brasil, foi gravar um projeto que realizei junto com a professora Glafira sobre Orientação Profissional para Jovens. Foi super bacana a gravação, muitas vezes a valorização de um trabalho é bem maior externamente do que dentro do espaço da escola. O que lamento muito. Mas enfim, devemos seguir em frente.

Durante a gravação eu e a Glafira dividiamos algumas tarefas. No meio da organização esta minha companheira de projetos, de luta e de sonhos dentro e fora da escola me surpreendeu. O diálogo era sobre o fechamento da apresentação, eu pedi que ela o fizesse porque achei que seria mais bacana, que ela iria explicar melhor do que eu.

Ela me olhou e disse: Você é tão bonita!

Eu dei risada e pra esconder a vergonha (não estamos acostumados a receber elogios e sempre que ele vem ficamos um tanto sem jeito)disse: Eu? Imagina, tenho 1 metro e meio (na verdade, 1m54 e faço questão dos 4cm) e sou gordinha.

Ela olhou pra mim com um rosto tão sereno e os olhos brilhando e disse: Eu não te enxergo assim, te enxergo tão grande! Eu só pude abraçá-la e passei o resto do dia pensando em como o olhar está carregado de significados.

2 comentários: