quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Escrevendo sua História por José Guilherme, o Gui

Como já comentei neste espaço no ano passado desenvolvi um projeto com alunos do
1ºano e 3ºdo ensino médio, regular e EJA (supletivo). O projeto tem o nome Escrevendo sua História. Recentemente pedi para um ex-aluno escrever um relato contando um pouco de como foi a experiência. Hoje recebi em meu e-mail o relato do Gui. Gracias, menino! A sala 7 foi sem dúvida nenhuma uma grande turma, unida, divertida, solidária. As histórias do 3ºTB ficarão pra sempre guardadas em minha memória.

Bom, vamos ao que interessa:

Depois de anos sem estudar,resolvi que tinha chegado a hora de retornar e concluir o ensino médio. Ainda enferrujado por tanto tempo parado,encontrei novos amigos em 2007/2008 e juntos iniciamos um projeto que as professoras de História e Português nos deram.
Se tratava de um livro biográfico, onde contaríamos um pouco das nossas vidas, de nossa infância e de algo que tivesse marcado no passado.
O livro consistia em capa, fotos, relatos e experiências.
Isso mexeu muito com os alunos e alguns tiveram dificuldades na hora de contar sobre sua história.
Alguns livros ficaram ótimos, parecendo muito com livros confeccionados em padrão de gráfica ,enquanto outros se percebia uma certa timidez, talvez pela falta de tempo, pelo entusiasmo.
Os meses foram passando e cada dia de aula o projeto ia crescendo e algumas histórias foram saindo do papel e acabamos ouvindo ali mesmo na sala 7 tristezas e alegrias, angustias e vitórias.
Muitos se emocionaram porque não imaginávamos que do nosso lado pudesse existir uma pessoa que tivesse algo bom pra contar...
Em especial, falando sobre mim mesmo, digo que curti bastante este projeto. Revirei coisas de outrora e descobri que tinha vivido muitas sensações.
E uma grande sensação ainda experimentei na sala 7.
O projeto aumentou as amizades e isso nos deixou mais próximos.
Agradeço agora pela força e carinho que Glafira e Valéria nos deram para que fosse possível este revival de sentimentos guardados na memória!
E do mesmo jeito que me emocionei no ultimo dia de aula e abracei minha amiga Valéria,ali na sala 7,eu termino escrevendo as palavras que usei na noite da formatura...

"Muito obrigado,Val. Nós vencemos!"

Ass: José Guilherme Victoriano de Moura.
Brasileiro com Ensino Médio concluído.


Um comentário:

Guilherme. disse...

ola! puxa ke legal vc ter colocado o relato aí no seu blog!
adorei a foto tmbm! percebe se ke to bem fotogenico!


grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr