terça-feira, 14 de julho de 2009

Consertando a janela...

Vivendo e aprendendo. Hoje conversando com Greice, uma amiga querida, descobri mais uma teoria. Ela comentou comigo sobre a Teoria da Janela Quebrada, nunca tinha escutado sobre, fiquei curiosa e fui pesquisar. Achei muito interessante.


Conheça a Teoria da Janela Quebrada

Teoria da Janela Quebrada apareceu primeiro em 1982 num artigo do jornal Atlantics Monthly, nos Estados Unidos. As idéias expressas no artigo, escrito pelo cientista político James Q. Wilson e pelo psicólogo criminologista George Kelling, se tornariam a “filosofia de fundação” da nova e agora eficaz comunidade policial norte-americana.

De acordo com a teoria, se uma janela está quebrada e não é consertada depressa, os ofensores potenciais verão isto como um convite para quebrar mais janelas.

As pessoas em geral terão a idéia de que ninguém se preocupa, e de que ninguém parará de quebrar mais e mais janelas. Quando as janelas nunca são consertadas, e mais estão sendo quebradas, um senso de desordem é criado. Um senso que facilita, quando não incita, mais ação criminal.

O crime não controlado e a desordem criam mais crime e desordem, e assim se forma um ciclo auto-perpetuante que dispara e realimenta o caos criminal.

Texto retirado do site www.avozdocidadao.com.br

Um comentário:

Guilherme. disse...

nunca mais qubro uma janela na minha vida.....husss !!passo voando longe daki em diante!rsrsrsr
bjks