segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Um tanto longe...

Pois é, nos últimos dias eu não postei nada por aqui. E faz mais tempo ainda que não falo em primeira pessoa neste espaço. Falta de tempo? Falta de vontade? Falta do que falar? Talvez um pouco de cada item mas o principal mesmo foi a falta de vontade, tem momentos que preciso digerir a vida, os acontecimentos e só depois botar pra fora.

Estive envolvida num tal de pré projeto de pesquisa (rumo ao mestrado!) que me consumiu muito, não tenho muita habilidade pra botar algumas coisas no papel mas é importante não desistir. E taí uma característica minha: sou difícil de desistir, quanto mais dificuldade mais eu gosto. O que me custa muitas lágrimas, estresse, ansiedade mas também alguns bons ganhos. Enfim, ESTOU assim há tanto tempo que nesse caso acredito que SOU assim e não boto fé que possa mudar. Aí, detesto reconhcer que tem algumas coisas na vida que não podemos mudar.

Para escrever o projeto precisei mudar algumas coisas em minha rotina, deixar de lado pessoas, internet, passeios. Aff, deixar de lado algumas coisas pra conseguir tomar contato com outras.

Neste tempo fiz algumas leituras que me deixou ainda mais interessada em pensar sobre a escola, seu significado na vida dos estudantes, professores e para sociedade no geral. E uma interrogação martela minha cabeça: Por que é tão difícil transformar a lei em práticas? Não basta fazer a lei, precisamos construir formas para que ela seja praticada. Ainda estamos engatinhando na democratização das gestões escolares.

"Para modificar sua própria realidade cultural, a instituição educativa deverá apostar em novos valores. Em vez da padronização, propor a singularidade; em vez de dependência, contruir autonomia; em vez de isolamento e individualismo, o coletivo e a participação; em vez de privacidade do trabalho pedagógico, propor que seja público; em vez de autoritarismo, a gestão democrática; em vez de cristalizar o instituído, inová-lo; em vez de qualidade total, investir na qualidade para todos."
Ilma Passos Alencastro Veiga

Nenhum comentário: