segunda-feira, 1 de março de 2010

Notícias de um final de semana

"...Deixa balançar a maré e a poeira assentar no chão."
Chico Buarque

DILMA ACELERANDO
No domingo foi divulgado a pesquisa Datafolha (feita em 24 e 25 de fevereiro) e a Dilma está praticamente empatada com o tucano José Serra. Para o desespero da mídia (leia-se Folha de SP, Veja, Estadão, rede Globo e afins) Dilma encurtou de 14% para 4% a distância de Serra.
Na edição da Folha de SP de domingo (28 de fev. de 2010) o editoral, dois de seus principais colunistas (Rossi e Cantanhêde) e uma coluna de análise falaram sobre os resultados do Datafolha, até aí normal, já que estamos a meses de uma eleição presidencial.

O que me chamou atenção foi que todos procuraram justificar a estagnação (ou queda!) de José Serra e pouco valorizaram o crescimento, ou melhor o enorme crescimento, de Dilma Rousseff. Clovis Rossi chega a se dizer surpreendido pelo fato de Dilma não estar à frente de Serra já que, segundo ele nunca houve condições tão favoráveis para um candidato do governo como este ano. Em seguida, dá algumas alfinetadas no governo e depois diz que Serra tem que mostrar que será ainda melhor e não bater no governo dizendo que ele é ruim.

O jogo esquentou, vamos aguardar os próximos lances.

Ah, alguns e-mails detonando a Dilma já estão circulando na net. Associando a Dilma a ações "terroristas" na ditadura militar. Primeiro, ela nunca cometeu ações armadas. E segundo, lutou sim bravamente pelo fim da ditadura e por liberdade e democracia.

SARESP E CONTRADIÇÕES
Ainda não foi divulgado o IDESP (índice que além das notas do Saresp considera a progressão e a evasão escolar; cada escola tem um índice) mas na última sexta-feira (26 de fev de 2010) a Secretaria Estadual de Educação divulgou parte dos resultados do Saresp de 2009. Divulgaram o desempeho dos alunos em Português e Matamática.Ainda falta História e Geografia. No geral os resultados, segundo a SEE, apontam para uma melhoria generalizada nas escolas estaduais. Justificam essa melhora como reflexo das mudanças que veem sendo impostas (atenção para o uso desta palavra, poderia ter usado implementadas) desde 2007.

Sobre isso Paulo Renato, secretário de Educação diz: “Os resultados mostram que os programas inovadores implementados pelo governo do Estado já estão melhorando a qualidade da educação das nossas crianças e jovens”. Esses programas citados por P. Renato trata inclusive das apostilas que foram jogadas na escola sem o mínino diálogo com os professores e também sobre uma prova para os professores temporários, que eu já falei sobre aqui.

Apesar desta dita melhora geral, os estudantes do 3ºano do Ensino Médio não foram muito bem em Matemática. Sobre isso P. Renato diz: "[A nota ruim dos alunos no Saresp] é um problema que temos que encarar e que é compatível com os resultados das provas de professores temporários e para promoção, em que, na parte objetiva, o desempenho em matemática foi menor". Segundo ele, o que contribuiu para o mau resultado foi a formação e o nível de conhecimento dos docentes. E já anunciou um curso de matemática para os professores. Os alunos estão sendo empurrados série a série por uma política do governo (aprovação automática), o salário dos professores está estagnado a anos, não existe uma política de formação séria para os docentes, dentre outras coisas. E os professores são os responsáveis pelo desempenho ruim dos alunos?

Dentre várias contradições e informações não verdadeiras, o que mais me chamou a atenção nisso tudo foi o secretário de educação dizer que o resultado positivo é mérito das políticas impostas e o negativo é um problema de formação dos professores.

Isso não é sério! E notem que ele já faz uso (mau uso!!) das avaliações realizadas pelos docentes, inclusive da prova que os professores realizaram para buscar um salário melhor, a de promoção.

Pra fechar, uma frase que me fez o estômago embrulhar e que merece algum riso, ou por raiva ou porque nessas horas fico com a sensação que isso não é sério mesmo.

La vai: “Implantamos programas que valorizam e respeitam os professores, e os resultados já aparecem”, diz o secretário Paulo Renato.

As falas do Paulo Renato foram retiradas da UOL/Educação

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