terça-feira, 24 de novembro de 2009

Irmãos e ponto!

Filha única?!?! Meus pais não tiveram outros filhos, no entanto a vida me presenteou com 5 irmãos!

Minha mãe sempre trabalhou muito e aos 4 meses de idade eu tive o prazer de ser cuidada pela minha doce Jovinha, minha mãezinha e uma das pessoas mais maravilhosas que conheço. Bom, mas minha Jovinha é um assunto a parte. Hoje o papo é sobre meus irmãos.

Postiços? Emprestados? Meio-irmão? Primos-irmãos? Não, nenhum desses termos serve pra definir. Os considero irmãos mesmo! Irmãos e ponto!

O sangue não é tão forte quanto a criação. Não nascemos dos mesmos pais, mas crescemos juntos. E isso garantiu a construção de uma relação de irmãos. A convivência, a troca, a parceria, as brigas, as brincadeiras, a cumplicidade, as lágrimas, as broncas, as gargalhadas. Enfim, isso tudo se deu entre nós.

Foram eles que me ensinaram a respeitar as diferenças, a dividir, saber que não sou única, que o mundo não gira em torno do meu umbigo, que minhas vontades nem sempre podem prevalecer, que ler é importante, que devemos estudar, que samba é bom demais, que devemos ser bom e não idiota, que devemos brigar quando necessário.

Quantos pastéis de vento... Doce de pia... Balas de leite (que grudam no dente)... Tudo sempre bem dividido! Quantos copos de suco foram divididos... E era um "aí, Jesus" se um copo tivesse mais suco do que o outro (1 ml que fosse...).

A divisão do colo era sempre a mais difícil, mas a Jovinha sabia, e ainda sabe, como ninguém a matemática na hora de dividir amor!

Bom, cada um dos meus irmãos tem um lugar especial no meu coração e em minha vida.

Tânia, de riso fácil, simpatia em pessoa, me "explorava" quando criança pois me fazia tirar seu tênis quando voltava da escola. Com os dedinho de fora, seu pé "conversava" comigo. E eu era a explorada mais feliz, morria de rir dos dedinhos falantes. Ela me chamava de Djavan por causa dos cachinhos no cabelo. Sempre com seus livros, suas poesias, suas fotografias. Hoje é mãe da Gabi, uma Taninha em miniatura e minha sobrinha!!

Guina, o cara mais tranquilo da casa. Me chamava de Batatinha (na verdade, até hoje chama) e apertava minha bochecha o tempo todo. No final de semana sempre ouvia muito samba, o Arquivoooooooo do Sambaaaaaa. Acho que era isso. Não me lembro a rádio. Pena!!! Hoje é um grande homem, batalhador e pai do Gui, meu primeiro sobrinho, e da Helô, a pretinha mais vaidosa da família.

Telma, essa é quase minha mãe também. Sabe aquela irmã mais velha que faz as vezes da mãe? Foi assim com ela. Ela me disciplinava, era ela quem via minhas lições de casa, me fazia estudar. Ela era linha dura. Eu mal chegava da escola e já tinha que fazer os deveres. Só depois almoçava e brincava. Devo a ela tantas coisas, até minha letra é igual a dela. rsrs... Ela era a mais baladeira, ia sempre pras danceterias. Foi ela quem me levou no MC Donalds pela primeira vez, naquela época não havia shopping por perto. Então fomos num MC do Centro da cidade. Até hoje lembro de como esperei aquele dia. Hoje ela é uma companheirona, sempre disposta, inteligente e nunca deixa a peteca cair. Ah, me conhece só com um olhar. Parece até que lê meus pensamentos.

Giselma, minha parceira! De todas as horas. Guerreira... Nossa! Além de tudo, somos muito parecidas! Quando criança aprontavamos muito, brigavamos de se pegar. Ela me batia tanto. rsrs... Mas também apanhava. Mas sempre fomos unidas. Sempre! Nem na hora da raiva traíamos essa união. E isso se mantém firme até hoje. Na alegria, na tristeza, na bronca, nos elogios... Estamos sempre juntas. Ah, e na mesa do bar somos imbatíves. Temos tantas histórias... Somos cúmplices de crimes perfeitos. rsrs...


Junior, o caçula! Teve a ousadia de tirar meu lugar de caçula. rsrs... É o típico irmão mais novo, mimadinho! rsrs... Meu parceiro de brincadeiras. Meu primeiro aluno, eu o obrigava a brincar de escolinha todos os dias. Teve diploma de formatura e tudo. Ele era bem folgadinho, aprontava muito e até me dava uns petelecos. Mas eu sempre o protegia, não deixava ninguém brigar com ele. Hoje ele é o tio cabeção, meu parceiro de jogos do Tricolor, meu parceiro de churrascos. Esse sabe o que quer da vida e corre atrás!



Telma, Tânia, eu e a Gisa - 21 de nov de 2009


Junior, eu e Guina - 21 de nov de 2009

Um comentário:

Gisa Leão disse...

Só uma coisa: Vc é uma irmãzinha muito especial!
Te amo Pretta!