quarta-feira, 10 de junho de 2009

Só a luta...

Quero começar esse texto com a seguinte lembrança, Em 1988 foi aprovada a Constituição da República Federativa do Brasil, que é chamada de constituição cidadã, que garante em seu conteúdo direitos fundamentais pra o ser humano e muito colabora para a construção de uma país democrático. Olha só, que bela palavra DEMOCRACIA, garantia de liberdade de expressão, do ir e vir, do poder do povo!!!!

Pois bem, essa constituição diz o seguinte no Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

E 20 anos depois dessa lei soberana ser aprovada vejo no Estado de São Paulo, o governador José Serra, esse que quer ser presidente do Brasil, simplesmente criminalizar trabalhadores que lutam por melhores condições de trabalho e se organizam através de um movimento legítimo que é a Greve. Serra se recusa a negociar, a dialogar com esses trabalhadores. Seja ele, policial, professor do ensino fundamental e médio e superior, etc...

Hoje pela manhã quando li os noticiários e vi algumas imagens da greve na USP e o confronto de estudantes com a polícia fiquei indignada e lembrei de quando entrei na universidade. Tinha 17 anos, nunca havia pisado em uma universidade e meus pais só cursaram até o ensino médio. Não sabia muito sobre o "mundo universitário" e sua autonomia. Certo dia teve uma "festa daquelas" no pátio da Cruz, o barulho alto até altas horas da madruga fez com que os vizinhos chamassem a polícia. E ao chegar, a polícia ficou no portão da Rua Monte Alegre parada e observando. Perguntei pra um amigo por que não entravam e ele (mais esperto que eu! rs) me explicou que não poderiam entrar sem autorização da reitoria, da autonomia da universidade e tal. Aff, só de lembrar de como achei isso lindo e fantástico fico arrepiada.

E hoje fico chocada com a atitude do governador José Serra e da reitoria da USP que jogam descarga a baixo essa conquista e colocam a PM dentro da USP e as cenas seguintes todos podem ver. É triste relembrar os anos de chumbo...

Minha solidariedade à todos que lutam!!!

Acabei de reler Capitães da Areia e me lembrei agora de um diálogo entre Sem-Pernas e Pedro Bala.
Sem-Pernas dizia que a bondade não basta, que só o ódio mudaria a vida daqueles meninos. E Pedro Bala bota a mão no ombro de Sem-Pernas e diz:
- Nem o ódio, nem a bondade. Só a luta.

Grande Jorge Amado!!!!

Nenhum comentário: