domingo, 5 de dezembro de 2010

Paulo Cesár Pinheiro e a história de suas canções

Sempre tive uma enorme vontade de saber como foi a composição de certas músicas. Escutava e ficava imaginando o que havia levado a criação de músicas tão belas. Recentemente li uma entrevista de Paulo César Pinheiro e descobri que ele escreveu um livro contando exatamente isso, o momento e os motivos da criação de suas canções.
Enquanto não comprei não sosseguei e agora estou extasiada com a leitura. Que alegria saber como foi a criação de canções que eu tanto adoro e vivo cantando, como por exemplo O Canto das Três Raças e Portela na Avenida.

Salve Paulo César Pinheiro! Salve o samba! Salve a música popular brasileira!




"...E outra recordação que guardo foi de Cuba, quando estive lá em 1982, no Festival de Varadeiro. Acordei ás 3 da manhã com uma zoada na praia, próxima a janela do meu quarto de hotel. Era uma espécie de luau que faziam. E um som que eu conhecia bem me chamou atenção. Me vesti e fui na direção dele. Uma turma grande de latinos cantava, acompanhados por violão e rum. Me aproximei para ver se era verdade, se eu não estava sonhando. Os caras cantavam em espanhol o "Quaquaraquaquá". Sentei, sem me identificar e fiquei curtindo. Me peguei refletindo depois que estranha é a música. Feita é nossa. Caída na boca do mundo, não nos pertence mais. Ninguém ali sabia que o autor estava presente. E continuaram sem saber."
Paulo César Pinheiro em História das minhas canções p. 27

2 comentários:

Jo Meskita disse...

Oi Prof...Gente ela viu meu Post q feliz q tô.....

Pois eh prof, estamos na atividade, mesmo q eu naun esteja nas ruas militando (por motivos óbvios) uso as armas q tenho pra continuar a passar minha opinião... Obrigado por visitar meu Blog, e pelo coment e por tudo...

Bjssssss

Xaudades MIL

Anônimo disse...

Nega, muito bom seu texto! Eu tbm já me peguei questionando algumas canções que muitas vezes parece que foi feita pra gente não é!?!?
rsrsrs

Bjs