terça-feira, 1 de junho de 2010

Escola!

Não tem sido fácil tirar da cabeça alguns questionamentos sobre o sentido da escola nos dias de hoje. Falei rapidamente sobre isso em uma das últimas postagens e hoje foi um daqueles dias que a cabeça chegou doer de tanto pensar. Na verdade alguns acontecimentos me levaram a pensar ainda mais.


Vejo tantos falarem sobre a escola, sobre a educação no país, sobre currículo adequado, mudanças na lei. Mas pouco se fala sobre o significado da escola. O que queremos da escola?

Hoje o dia começou com uma grande confusão, polícia e tudo na porta da escola. Por que? Depois de mais de um mês de aviso e preparo foi cobrada a carteirinha escolar para entrar na escola. Resultado: alunos que não levaram a carteirinha quase derrubaram o portão de entrada da escola. Entre professores e inspetores havia, em sua maioria, falas desestimuladas. Tipo: Isso não resolve! Já estamos em junho, não vai adiantar nada cobrar carteirinhas na entrada! Essas falas são comuns quando se trata de qualquer mudança que busque melhorias.

Putz, será que essas pessoas ainda acreditam em alguma coisa? Será que não conseguem mais conjugar o verbo trasformar? Será que conseguem sonhar?

Sobre a violência dos alunos barrados no baile, ops, no shopping, ops! de novo, na escola. Lamentável, mas essas atitudes são reflexos da intolerância e ausência de valores que essa molecada tem. São vítimas que fazem vítimas!

Alguém para o mundo que eu quero descer? Só hoje! Amanhã eu volto! Ainda acredito num outro mundo! Isso que dá ser da geração fórum social mundial!

Nenhum comentário: