quinta-feira, 28 de maio de 2009

Indignação...

Indignada estou. Sim, muito indignada. Motivos? Muitos, e todos eles estão relacionados a um pacote que desde o ano passado o governador José Serra - Sr. Burns está implementando na educação. Essas mudanças são justificadas pela Secretaria de Educação por um "compromisso" do governo com a educação

Pois bem, estou a mais de 4 anos neste cenário. Sou testemunha de que muito precisa ser feito. O caos é pouco para definir o que é hoje a educação neste rico Estado. Crianças que não sabem ler, copiam palavras, não sabem escrever. Semi-analfabetos frequentando as salas do ensino fundamental e médio. Não estou exagerando não, quisera eu estar.

Como chegamos até esse ponto? Tudo é construído historicamente, certo? Pois então o caos educacional que estamos vivendo também. E aí, não tem jeito, quem está a frente do governo do Estado de São Paulo a 16 anos? Quem implementou a aprovação automática? Quem é responsável pela falta de funcionários de apoio na escola? Quem não cumpre a data-base e não elabora um plano de carreira decente para os professores? Quem é o responsável pela estrutura das escolas? Bibliotecas, salas de leitura, computadores?

Esse mesmo governo que contruiu esse caos desde o ano passado vem soltando em doses homeopáticas um pacote de mudanças na educação.

Tais como:

1. Impor sem nenhum tipo de diálogo um material péssimo, apostilas mal feitas, que não estimulam o senso crítico e muito menos a reflexão crítica sobre a nossa história. Hoje tem como falar sobre a questão de terras no Brasil sem falar sobre o MST? Pois nesses materiais é isso que ocorre. Querem professores que apenas reproduzam o conteúdo vomitando informações e alunos que não sejam conscientes.

2. Jogaram toda responsabilidade pelo fracasso dessa política nas costas dos professores, trabalhadores que mesmo em condições indignas se viram para fazer o possível. Sem materiais adequados, com salas lotadas, sem tempo para preparar aulas, fazendo dupla jornada e agora massacrados pela mídia como sendo o grande vilão da história.

3. Mudou a grade curricular, diminuindo aulas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Por quê justamente essas disciplinas? Porque são as que mais trabalham a criticidade, a reflexão, a cidadania, os direitos e deveres. Pois bem, a ideologia dominante não pode ser ameaçada, certo?

4. Mudanças em relação a contratação dos professores temporários. Um detalhe existe professor temporário com mais de 20 anos de Estado. E que agora, se aprovado um projeto de lei que está na Assembleia Legislativa, será contratado em condições que no meu ver são incostitucionais. O professor temporário terá um contrato de 12 meses e depois não pode ser recontratado nos próximos 200 dias para lecionar no Estado. É a institucionalização da rotatividade. E fazem tudo isso sob o discurso da educação de qualidade.

Fico pensando qual qualidade é essa que estão almejando. Fico pensando aonde chegaremos se isso não for modificado. E quando penso que nada mais vindo desse governo pode me surpreender, me deparo essa confusão dos livros com teor inadequado sendo comprado para trabalhar nas salas com crianças.

E hoje me assutei quando soube de um livro de poesias impróprio para crianças (sim, outra vez!!) foi enviado para as escolas como material de apoio e que tem frases como: "Tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto"; e "Odeie. Assim, por esporte"; e "Nunca ame ninguém. Estupre".

É lamentável, é pra "endoidecer gente sã"!!!

E eu estou endoidecida e indignada!!!

Nenhum comentário: